Saúde e Saneamento

Secretário: Klener Moreira Barbosa

Endereço: Av. Qd 27, Lt 05, Castelo Branco, Centro

Email: saude@mambai.go.gov.br

Contato: (62) 99915-1125

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta 08h às 12h e das 14h às 17h

 

Competências:

Compete à Secretaria Municipal da Saúde e Saneamento no desenvolvimento dos programas e projetos voltados para a melhoria no atendimento do sistema público municipal de saúde e saneamento.

 

5.1. São Atribuições da Secretaria municipal de Saúde e Saneamento:

 

I-planejar, coordenar, executar e controlar todas as atividades da Secretaria de saúde organizando, orientando e promovendo o desenvolvimento na área de saúde;

 

II-supervisionar, coordenar e promover a prestação de assistência médica e odontológica à população;

 

III-promover campanhas de vacinação e de esclarecimento público, inclusive colaborando com as demais esferas governamentais;

 

IV-estimular e garantir a ampla participação da comunidade na elaboração, controle e avaliação da política de saúde do Município;

 

V-promover ações coletivas e individuais de promoção, prevenção, cura e reabilitação da saúde;

 

VI-organizar os programas de saúde segundo a realidade pidemiológica e populacional do Município, garantindo um serviço de boa qualidade;


VIII-garantir o acesso da população aos equipamentos de saúde;

 

VII-garantir equidade, resolutividade e integralidade nas ações de atenção à saúde;

 

VIII-estabelecer prioridades a partir de estudos epidemiológicos e estudos de viabilidade financeira;

 

IX-fortalecer mecanismos de controle através do Conselho Municipal de Saúde;

 

X-estabelecer mecanismos de efetiva avaliação e controle da rede de serviços;

 

XI-valorizar as ações de caráter preventivo e promoção à saúde visando à redução de internações e procedimentos desnecessários;

 

XII-  estabelecer mecanismos de controle sobre a produção, distribuição e consumo de produtos e serviços que envolvam riscos à saúde;

 

XIII-fortalecer as ações de vigilância em saúde enquanto rotina das Unidades de Saúde;

 

XIV-promover a saúde e a qualidade de vida no trabalho aos servidores públicos, assim como gerenciar o serviço de assistência médica do trabalho;

 

XV-expedir instruções que orientem o cumprimento de leis, decretos, portarias e circulares, pertinentes a essa Secretaria;

 

XVI-estudar os assuntos que lhe sejam submetidos pelo Prefeito, elaborando pareceres e apresentando soluções;

 

XVII-controlar e supervisionar o uso de equipamentos de segurança quando for o caso;

 

XVIII-receber o contribuinte e prestar-lhe adequado atendimento;

 

XIX-representar o Município quando solicitado pelo Prefeito;

 

XX-praticar os atos pertinentes às atribuições que lhe forem delegados pelo Prefeito;

 

 

5.2. A Secretaria de Saúde e Saneamento é composta da seguinte estrutura organizacional:

 

a) Departamento de Ações Básicas de Saúde;

 

b) Departamento de Vigilância Sanitária Municipal;

 

c) Hospital Municipal;

 

d) Postos de Saúde.

 

MAMBAÍ
Fundação: 1958
Aniversário: 14 de Novembro
Gentílico: Mambaiense
População: 8.271 habitantes
Área: 847,29 km²
Localização: Ver mapa